Teutônia recebe cerca de 600 relíquias do milênio passado no 7º Encontro

//Teutônia recebe cerca de 600 relíquias do milênio passado no 7º Encontro

Teutônia recebe cerca de 600 relíquias do milênio passado no 7º Encontro

Teutônia recebe cerca de 600 relíquias do milênio passado

Público do final de semana superou as 15 mil pessoas

Os carros fazem parte da vida de todos nós como objetos de adoração, símbolos de posição social ou tão simplesmente como meios de transporte. E é para mostrar um pouco desta história que Teutônia realizou no final de semana, de 23 a 25 de março, a sétima edição do Encontro Nacional de Veículos Antigos. O evento reuniu cerca de ­­­­600 relíquias do milênio passado e atraiu público de aproximadamente 15 mil pessoas ao Centro Administrativo Municipal, marcando as comemorações pelos 31 anos de Teutônia, completos no próximo mês de maio.

A movimentação e circulação de antigomobilistas pelo município iniciou durante a semana, mas o auge ocorreu durante o sábado e o domingo, quando o local do evento ficou tomado pelos veículos e pelos visitantes. A sétima edição comprovou a fama do encontro em Teutônia, que está entre os maiores do Estado e já é destaque em âmbito nacional e internacional.

“Uma das maiores emoções do evento é poder ter a sensação de viajar no tempo, voltar ao passado, e fazer dos encontros um grande intercâmbio cultural, proporcionando ao público visitante a oportunidade de conhecer belos carros antigos, e aos expositores, a hospitalidade do povo teutoniense e a beleza do município. Estamos muito felizes com o resultado obtido em 2012, repetindo o sucesso em número de expositores e de público, movimentando a economia local, em especial hotéis e restaurantes. Os antigomobilistas contam os dias para o encontro de Teutônia, elogiam muito a organização do evento e a cidade, usando com orgulho a camiseta do nosso encontro”, destacou o coordenador geral do evento, Eugênio Tramontini.

A diretora da área de Eventos da CIC Teutônia, Clarice Ribeiro, classificou a programação como sendo de pleno sucesso. “Com certeza estamos contribuindo para preservar a história do automobilismo e reavivando a memória e os sonhos de muitas pessoas, pois todos nós temos a lembrança de algum carro muito especial em nossas vidas. Realmente o encontro de Teutônia é caracterizado por uma programação para toda família”, comemorou Clarice, agradecendo a todos que se envolveram na organização do evento, aos parceiros, voluntários, segurança da Brigada Militar, expositores e visitantes em geral.

 

Premiação

Ao final do evento, na tarde de domingo, foram entregues troféus aos expositores destaque e parceiros. Entre os premiados, o que recebeu mais destaque foi o Cadillac ano 1951, de Rodolfo Matuella, de Garibaldi. Ele recebeu o troféu The Best Teutônia 2012.

Na categoria veículo mais antigo presente ao encontro foi premiado o Ford Modelo T, ano 1923, de Raimundo Spielmann, de Lajeado. O troféu de destaque nacional foi entregue para o Sinca Chambord 1960, de Milto Ruffatto, enquanto que o de melhor restauração foi para o Cadillac 1963, de João Carlos Crippa. Entre outras categorias de premiação ainda esteve o destaque especial de veículo de transporte, que coube ao Ford F1 pick-up 1948, de Franco Stedile, e o destaque especial minicarro, que premiou o Mini Cooper 1982, de Juan Rivas, vindo do Uruguai.

Entre os homenageados também esteve um antigomobilista de Teutônia, Nicolas Fontana, que recebeu o troféu destaque especial veículo duas rodas com a Lambretta LI, ano 1966.

Entre as cidades que marcaram presença com antigomobilistas estiveram representantes catarinenses de Araranguá, Chapecó, Lages e Florianópolis, paranaenses, gaúchos de diversas cidades, representantes do Vale do Taquari e de cidades distantes como Alegrete, Uruguaiana e da Serra, além de expositores internacionais, vindos do Uruguai e da Argentina. Um dos grupos mais numerosos foi o do Veteran Car Club de São Marcos e entre os visitantes estiveram pessoas inclusive do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A comissão organizadora contou com a participação de representantes da CIC Teutônia, com a parceria da Prefeitura de Teutônia e o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, da Associação Gaúcha de Veículos Antigos, de Veteran Car Club de diversas cidades gaúchas, da Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM) e do Antigomobilismo Teutônia Clube (ATC). As fotos do evento podem ser conferidas no site www.carrosantigosteutonia.com.br.

 

Programação variada

A programação foi bastante ampla, e além da apreciação às raridades sobre rodas, uma variedade de atrações culturais integrou as atividades. Na noite de sábado, dia 24, ocorreu o Jantar Baile anos 60 e 70. Tendo por local a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, a animação esteve por conta de Bico Fino Brothers Band e Banda Cadillac, além de apresentação temática do Grupo de Danças Origens, de Paverama. Já na tarde de domingo a Orquestra Municipal de Teutônia mostrou aos visitantes porque a cidade carrega o slogan de “Cidade que canta e encanta”, com um espetáculo de música e excelente presença de palco.

A exemplo do que ocorreu nas edições anteriores, o encontro contou novamente com a presença de viaturas militares, integrantes da Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM). Foram cerca 30 viaturas e uma estrutura especialmente preparada para o grupo, contando com a participação de representantes do 6º Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves, do Pelotão Antares, da Companhia Indestrutíveis, do Grupo de Preservadores de Viaturas Militares do Rio Grande do Sul, da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e da Associação de Ex-Combatentes do Batalhão de Suez.

 

Casamento e personagens temáticos

Outra grande atração do Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, além do nível dos expositores e da programação artístico-cultural, está por conta de personagens especiais que sempre surgem em meio às raridades.

Entre os que desfilaram pelo Centro Administrativo Municipal e fizeram sucesso com o público, até posando para fotografias, estiveram os casais de amigos Rogério Alves, Liliane Neto, Fabiano de Amorim e Luciane Prestes. Eles vieram de Lages/SC devidamente caracterizados, com vestidos de bolinha coloridos, calça boca de sino e até cabelo black power. Com a Caravan azul, ano 1977, chamaram muita atenção no deslocamento até Teutônia e, principalmente, no encontro.

“É a primeira vez que participamos do evento em Teutônia, do qual tivemos muito boa referência, o que pudemos comprovar ao chegar aqui. É muito bem organizado, as pessoas são muito atenciosos e cuidam dos mínimos detalhes, além da excelente divulgação e da estrutura fantástica, num local muito bonito e acolhedor”, destacaram os catarinenses.

Fabiano, que é vendedor, e Rogério, que trabalha com autopeças, são dois aficionados por veículos antigos. Além da Caravan 77, ainda possuem outra Caravan 1975, um Galaxie 1967, um Passat 1977, um Aero Willys 1967, um Fusca 1967, um Malibu 1975 e um Fiat 147 ano 1975. “Realizamos um rodízio dos automóveis para participar de eventos. Temos o antigomobilismo como hobby, como verdadeira paixão, uma excelente oportunidade para novas amizades”, concluem os amigos.

Já na manhã de domingo outra dupla fez sucesso entre expositores e visitantes. Rudolf Zirbes e Fernanda Ignácio escolheram o encontro de Teutônia como palco principal para sessão de fotos pré-casamento. Acompanhados de fotógrafos, fizeram caras e bocas entre as raridades, sempre com todo cuidado para não estragar nada. “Sempre pedimos aos proprietários se poderíamos utilizar seu veículo como parte das nossas fotografias, que marcam nossas vidas”, afirma Fernanda.

O casal é de Montenegro e sobe ao altar no próximo dia 10 de novembro de 2012. “Sempre gostei de carros antigos, e inclusive já participei do evento de Teutônia em outra oportunidade. Estamos adorando e com certeza o encontro teutoniense é um dos melhores do Estado. Ficamos muito felizes em podermos marcar esta importante etapa de nossas vidas num evento tão bonito”, conclui Zirbes.

 

 

CRÉDITO DAS FOTOS E TEXTO – Leandro Augusto Hamester

2017-01-23T18:38:23+00:00março 26th, 2012|Notícias|