6º Encontro de Carros Antigos em Teutônia recebeu cerca de 650 veículos

//6º Encontro de Carros Antigos em Teutônia recebeu cerca de 650 veículos

6º Encontro de Carros Antigos em Teutônia recebeu cerca de 650 veículos

Teutônia recebe cerca de 650 veículosantigos

Público do final de semana superou as 15 mil pessoas

Os carros fazem parte da vida de todos nós como objetos de adoração, símbolos de posição social ou tão simplesmente como meios de transporte. Porém, nem todas as pessoas que gostam de carros sabem o suficiente da história dos mesmos. É para mostrar um pouco desta história que Teutônia realizou no final de semana, de 19 a 21 de março, a sexta edição do Encontro Nacional de Veículos Antigos, que reuniu cerca de 650 relíquias do século passado e atraiu público de aproximadamente 15 mil pessoas ao Centro administrativo Municipal.

A movimentação e circulação de antigomobilistas pelo município iniciou no final da tarde de sexta-feira, mas o auge ocorreu durante todo dia de domingo, quando o local do evento ficou tomado pelos veículos e pelos visitantes.

“Uma das maiores emoções do evento é poder ter a sensação de viajar no tempo, voltar ao passado, e fazer dos encontros um grande intercâmbio cultural, proporcionando ao público visitante a oportunidade de conhecer belos carros antigos, e aos expositores, a hospitalidade do povo teutoniense e a beleza do município. Estamos muito felizes com o resultado obtido em 2010, repetindo o sucesso em número de expositores e de público, movimentando a economia local, em especial hotéis e restaurantes”, destacou o coordenador geral do evento, Eugênio Tramontini, que já anunciou a realização do 7º Encontro Nacional de Veículos Antigos para o período de 18 a 20 de março de 2011.

A sexta edição comprovou a fama do encontro em Teutônia, que está entre os maiores do Estado e já é destaque em âmbito nacional e internacional. O diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Diogo Boss, enfatizou que Teutônia tem evoluído ano a ano. “A cada edição do evento percebemos melhorias e a qualificação da organização. O município possui uma beleza ímpar e abençoada por Deus com magníficas intervenções do homem. Por isso e pela receptividade que todos encontram aqui que o evento de Teutônia é considerado um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Brasil, integrando o calendário de eventos oficiais da Federação. Qualquer evento a ser realizado aqui está fadado ao sucesso, muito graças a parceria entre as empresas, entidades e a Administração Municipal”, disse.

O presidente da CIC Teutônia, Ervino José Scheeren, estava eufórico ao final do evento, na noite de domingo. “Com certeza estamos contribuindo para preservar a história do automobilismo, além de contar novamente com a presença de preservadores de viaturas militares. Todos nós temos a lembrança de algum carro muito especial em nossas vidas, e com o Encontro de Veículos Antigosestamos oportunizando que as pessoas, em especial as mais experientes em idade, revivam este sonho”, comemorou Scheeren, agradecendo a todos que se envolveram na organização do evento, aos parceiros, voluntários, segurança da Brigada Militar, expositores e visitantes em geral.

O prefeito Renato Altmann também mostrou-se feliz com o evento ao seu final. “Além de resgatar um pouco de nossa história, também tivemos a oportunidade de mostrar inúmeras potencialidades de Teutônia e possibilitar que surgissem novas amizades entre expositores e apaixonados pelo antigomobilismo. Foi um final de semana radiante e continuamos de braços abertos para receber a todos”, concluiu.

 

Premiação

Além da utilização dos quatro quadrantes turísticos do Centro Administrativo Municipal para exposição, o evento deste ano também contou com a participação de veículos de museus e algumas raridades especialmente solicitadas a colecionadores.

Entre os premiados do encontro, o que recebeu maior destaque foi o Cadillac Deville, ano 1959, de Carlos Gregory, de São Leopoldo. Ele recebeu o troféu The Best Teutônia 2010. Ao todo foram entregues 50 troféus de premiação aos expositores e parceiros do evento. Na categoria veículo mais antigo presente ao encontro foi premiado o Ford Modelo T, ano 1923, de Raimundo Spielmann, de Lajeado. O Troféu Mercosul foi entregue ao argentino Andres B. Chapo, que percorreu mais de 600 quilômetros até Teutônia com seu Chevrolet Chevy Super, ano 1977. Entre os homenageados também esteve um antigomobilista de Teutônia, Rudi Branco, que expôs sua Volkswagen TL ano 1970 e recebeu o troféu destaque nacional.

 

Programação variada

A programação foi bastante ampla, e além da apreciação às raridades sobre rodas, uma variedade de atrações culturais integrou as atividades. Na noite de sábado, dia 20, ocorreu o jantar baile de confraternização, que reuniu excelente público, em especial de expositores, no Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense. O baile no estilo anos 60-70 teve animação da Banda Cadillac, de Teutônia.

A exemplo do que ocorreu na edição de 2009, o encontro contou novamente com a presença de viaturas militares, integrantes da Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM). O grupo esteve representado por viaturas militares históricas procedentes do Rio Grande do Sul, integrantes de dois clubes filiados – Pelotão Antares e Grupo de Preservadores de Viaturas Militares Antigas do RS. Também estiveram no local viaturas militares da Polícia Rodoviária Estadual e ex-integrantes do Batalhão de Suez.

No domingo, dia 21, também foi realizada a 2ª Subida de Montanha, competição de velocidade que teve sua primeira edição organizada em 2009 no asfalto de acesso à Lagoa da Harmonia e reuniu pilotos da atualidade e das antigas. Entre estes esteve Bird Clemente – que deu nome a prova disputada este ano em Teutônia -, e pilotou um Fórmula Júnior.

A comissão organizadora do evento contou com a participação de representantes da CIC Teutônia, da Administração Municipal, da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Associação Gaúcha de Veículos Antigos. As fotos do evento podem ser conferidas no site www.carrosantigosteutonia.com. br.

 

 

CRÉDITO DAS FOTOS E TEXTO – Leandro Augusto Hamester

2017-01-23T19:10:36+00:00março 22nd, 2010|Notícias|